sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CIC = CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

 Catecismo da Igreja Católica

Módulo 1 - "Eu creio" - "Nós cremos"

Dom Murilo Krieger


Introdução 

O Eu Creio é um curso apresentado por Dom Murilo Krieger, com o objetivo de formar os cristãos com as riquezas da fé católica, baseadas na explicação do Compêndio que corresponde a uma síntese rigorosa das verdades fundamentais da fé retiradas do catecismo da igreja. 

1. Qual é o desígnio de Deus acerca do homem? Criou livremente o homem para torná-lo filho adotivo por obra do Espírito Santo e herdeiros da sua eterna bem-aventurança.

Capítulo 1 - O homem é capaz de tudo 2. Por que há no homem o desejo de Deus? Ao criar o homem, Deus inscreveu no coração humano o desejo de O ver. Mesmo que, muitas vezes, seja ignorado.

3. Como é que se pode conhecer Deus apenas com a luz da razão? A partir da criação, o homem pôde conhecer Deus como origem e fim do universo e como sumo bem, verdade e beleza infinita.

4. Basta, porém a exclusiva luz da razão para conhecer Deus? Não é possível entrar somente com nossas forças na intimidade do mistério divino. Também tem a Revelação das verdades religiosas e morais.

5. Como se pode falar de Deus? É possível falar de Deus, a partir das perfeições do homem e das outras criaturas, que são um reflexo, embora limitado, da infinita perfeição de Deus.

Capítulo 2 - Deus vem ao encontro do homem 6. O que Deus revela ao homem? Mediante acontecimentos e palavras. Deus revela seu desígnio de benevolência, que desde a eternidade, preestabeleceu em Cristo a favor dos homens

7. Quais as primeiras etapas da Revelação de Deus? Desde o princípio (Adão e Eva), Deus os convida a uma comunhão íntima com Ele. Após o dilúvio, estabelece com Noé uma aliança entre Ele e todos os seres vivos

8. Quais as etapas sucessivas da Revelação de Deus? Deus escolhe Abrão e promete a benção, forma Israel como seu povo salvando-o da escravidão do Egito e do povo de Israel, da descendência do rei Davi, nasceu Jesus.

9. Qual é a etapa plena e definitiva da Revelação de Deus? É aquela realizada no seu Verbo encarnado, Jesus Cristo. Ele é a Palavra perfeita e definitiva do Pai.

10. Qual o valor das revelações privadas? Embora não pertençam ao depósito da fé, elas podem ajudar a viver esta mesma fé, desde que mantenham uma estrita orientação para Cristo.

11. Por que e como deve ser transmitida a Revelação? Deus quer que todos sejam salvos e conheça da verdade, isto é, de Jesus Cristo. Por isso, é necessário que Cristo seja anunciado a todos os homens.

12. O que é a Tradição Apostólica? É a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados

13. Como se realiza a Tradição Apostólica? São duas maneiras: a transmissão viva da Palavra de Deus (a Tradição) e através da Sagrada Escritura que é o próprio anúncio da salvação transmitido por escrito.

14. Que relação existe entre a Tradição e a Sagrada Escritura? Elas estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, ambas tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo

15. A quem é confiado o depósito da fé? É confiada pelos Apóstolos a toda a Igreja. Todo o povo de Deus, mediante o sentido sobrenatural da fé e conduzido pelo Espírito Santo

16. A quem compete interpretar autenticamente o depósito da fé? Ao Magistério vivo da Igreja, isto é, ao Sucessor de Pedro, o Bispo de Roma, e aos Bispos em comunhão com ele.

17. Que relação existe entre a Escritura, a Tradição e o Magistério? Nenhum deles existe sem os outros. Todos juntos contribuem eficazmente, sob a ação do Espírito Santo, para a salvação dos homens.

18. Porque é que a Sagrada Escritura ensina a verdade? Porque o próprio Deus é o autor. O Espírito Santo inspirou os autores humanos, os quais escreveram aquilo que Ele nos quis ensinar

19. Como ler a Sagrada Escritura? Deve ser lida e interpretada com a ajuda do Espírito Santo e sob a condução do Magistério da Igreja.

20. O que é o cânone das Escrituras? É a lista completa dos escritos sagrados, que a Tradição Apostólica levou a Igreja a discernir. (46 escritos do AT e 27 do NT).

21. Que importância tem o Antigo Testamento para os cristãos? Eles veneram como verdadeira Palavra de Deus: todos os escritos são divinamente inspirados e conservam um valor permanente.

22. Que importância tem o Novo Testamento para os cristãos? O objeto central é Jesus Cristo. Nele contém os quatro Evangelhos que são o principal testemunho da vida e da doutrina de Jesus.

23. Que unidade existe entre o Antigo e o Novo Testamento? A Escritura é una. O Antigo Testamento prepara o Novo e o Novo dá cumprimento ao Antigo.

24. Qual a função da Sagrada Escritura na vida da Igreja?

Dá sustento e vigor à vida da Igreja. É a alma da teologia e da pregação pastoral.

Capítulo 3 - A resposta do homem a Deus 25. Como responde o homem a Deus que se revela?

Com a obediência da fé, que consiste em confiar completamente e acolher a sua Verdade.

26. Na Sagrada Escritura, quais são os principais testemunhos de obediência da fé?

Há muitos testemunhos, mas particularmente dois: Abraão e a Virgem Maria.

27. Que significa, de fato, para o homem crer em Deus?

Significa aderir ao próprio Deus, entregando-se a Ele e dando assentimento a todas as verdades por Ele reveladas.

28. Quais as características da fé?

A Fé, dom gratuito de Deus e acessível a quantos a pedem humildemente, é uma virtude sobrenatural necessária para a salvação.

29. Porque não há contradições entre a fé e a ciência?

Não poderá existir contradição, porque ambas têm origem em Deus. É o mesmo Deus que dá ao homem a luz da razão e a luz da fé.

Videoaula 30 - Porque é que a fé é um ato pessoal e ao mesmo tempo eclesial?

Ato pessoal, enquanto resposta livre do homem a Deus e um ato eclesial, que se exprime na confissão: Nós cremos.

Videoaula 31 - Porque é que as fórmulas da fé são importantes?

Porque permitem exprimir, assimilar, celebrar e partilhar, juntamente com outros, as verdades da fé, utilizando uma linguagem comum.

32. De que maneira a fé da Igreja é uma só? Professa um só Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – e manifesta uma única via de salvação.